Equipamentos - Fortnite |
Mas
pode haver exceções. Se qualquer coisa pode ser um personagem em 3D&T, por
que uma peça de equipamento não poderia? Um guerreiro talvez pudesse adquirir a
vantagem Aliado, colocar todos os pontos em Força (corte) e dizer que é a sua
espada. Em combate, ele a utiliza para atacar com a manobra Comando de Aliado,
como se a manobrasse da mesma forma que faria com um veículo ou mecha. A
possibilidade existe nas regras, mas tem que ser avaliada com cuidado pelo
mestre.
De
maneira geral, para manter a simplicidade e o equilíbrio, é recomendado que
apenas itens com maior importância narrativa possam ser, de fato, personagens:
a espada bastarda comprada no ferreiro da vila talvez não se qualifique, mas se
for uma espada mágica inteligente encontrada no tesouro de um dragão, já
podemos pensar no assunto.
Outro
exemplo poderiam ser guerreiros abençoados pelos deuses, que recebem armaduras
mágicas representando criaturas mitológicas. Tais armaduras são importantes o
bastante para serem consideradas personagens; você poderia criá-las como
Aliados, e adicionar a vantagem Parceiro para representar a união com o
usuário.
Perceba,
no entanto, que tratar itens dessa forma também traz desvantagens. Um item
comum, que é apenas um detalhe descritivo do personagem, raramente estará
indisponível, talvez possa apenas ser retirado de você com o uso de manobras e
ações específicas. Já um item-personagem possuirá Resistência e pontos de Vida,
podendo ser alvo de ataques e até mesmo destruído ou inutilizado.
Há
outras formas de aproveitar a ideia de itens-personagens, para ter mais
possibilidades que normalmente não são cobertas pelas regras do 3D&T Alpha.
O mestre pode, por exemplo, criar itens temporários, que podem ser concedidos
aos jogadores em situações especiais. Isso é bastante adequado para alguns
tipos de campanhas, como por exemplo:
● Uma campanha de horror de sobrevivência, em
que zumbis ou outras criaturas dominaram uma cidade ou região, e os personagens
devem procurar por mantimentos.
● Uma campanha de fantasia medieval centrada em
exploração de masmorras e combates com monstros que as habitam, em que os
personagens podem se aproveitar de equipamentos deixados para trás por outros
aventureiros.
● Uma campanha de espionagem em que os
personagens são jogados em uma base militar sem qualquer equipamento, e devem
roubá-los dos próprios soldados inimigos.
Assim,
você pode pegar aquela espada de duas mãos que encontrou junto ao corpo do
bárbaro morto, mas ela estará velha e enferrujada, e dará apenas poucos golpes
antes de quebrar. Ou pode pegar o revólver deixado para trás pelo policial
morto por zumbis, mas a munição logo se esgotará.
Esses
itens temporários podem ser construídos seguindo as regras da vantagem
Equipamento, descrita adiante. Não é uma vantagem recomendada para ser usada em
qualquer campanha, mas pode ser útil quando se quer dar importância aos itens
possuídos pelos personagens.
Em
vez de obrigar os jogadores a comprá-la, o mestre pode apenas concedê-la em
situações especiais. Quando o grupo chega ao depósito de mantimentos no centro
da cidade tomada pelos zumbis, ele apenas diz “vocês têm 5 pontos cada um
para construir equipamentos.” Ou, de forma alternativa, determinar
que a vantagem é disponível apenas através de Poderes Surpreendentes (Manual
3D&T Alpha, pág. 142), obrigando os jogadores a gastar PEs para
encontrar itens pelo caminho e recarregar seus usos.
Equipamento Especial
(1 ponto ou mais)
(1 ponto ou mais)
Alguns
heróis valorosos carregam objetos únicos e de excelente qualidade, criados por
forças superiores ou ferreiros extremamente experientes, sejam mágicos ou
tecnológicos. Pode ser uma arma, armadura, veículo ou qualquer coisa que quiser
(e o mestre aprovar).
Você
constrói esse item como um Aliado (Manual 3D&T Alpha,
pág. 29), comprando características, vantagens e desvantagens. Ele tem uma
pontuação igual a metade (1/2) da sua arredondando para baixo. Por exemplo,
se você é um Lenda (12 pontos), o item será um “Novato” (6 pontos) possuindo
seus próprios valores em Características e Vantagens e Desvantagens. Seu Equipamento
aumenta seu poder conforme o personagem também aumenta, assim, para cada 3 pontos
que o personagem ganhe, o Equipamento receberá 1 ponto.
Uma
vez que esteja construído, o item funciona como um Parceiro (Manual
3D&T Alpha, pág. 36). Você usa as características mais altas entre as
suas e as do equipamento, e ambos agem em conjunto. No entanto, um equipamento
nunca sofre dano: apenas o personagem que usa o equipamento pode ser alvo de
ataques (mas ele pode aumentar seus PVs graças a ele, se o item tiver um valor
de Resistência ou a vantagem pontos de Vida Extras). Equipamentos também não
possuem pontos de Magia; o usuário precisa gastar os próprios PMs para ativar
habilidades (mas, novamente, pode ter os próprios PMs aumentados pelo
equipamento). Um equipamento nunca pode agir sozinho, mesmo que possua pontos
em Habilidade.
Soi Fong - Bleach |
A
recuperação dos Pontos de Usos de um equipamento acontece a critério do mestre.
Itens temporários, concedidos ao longo da aventura, não os recuperam (o
personagem apenas o joga fora após usar); mas equipamentos comprados com pontos
podem recuperar usos entre as cenas, ou no começo da próxima aventura. Como
alternativa, também é possível recuperar os usos do equipamento gastando PEs,
usando as regras de Poderes Surpreendentes ou com testes de uma Perícia
adequada para o caso, como Máquinas para construir balas, Sobrevivência para
Flechas, Artes para afiar lâminas, etc.
Vários
personagens (ou mesmo o grupo todo) podem juntar seus pontos para comprar um
grande e poderoso equipamento, como um veículo blindado ou bazuca. Ele pode ser
usado por mais de um personagem ao mesmo tempo se tiver a subvantagem
Tripulação (veja adiante).
Por
fim, note que nenhum equipamento substitui as regras normais de 3D&T. Um
personagem ainda pode ter uma arma própria, sem limite de usos, se tiver pontos
em Poder de Fogo e não tiver a desvantagem Munição Limitada.
Você
ainda pode gastar pontos extras do seu personagem e aplica-los diretamente
no seu Equipamento Especial, adicionando mais pontos em
Características, Vantagens, e até mesmo Desvantagens, ou se preferir,
escolher as seguintes Subvantagens e Subdesvantagens:
Joe Musashi - Shinobi |
● Antimagia (-1 ponto): O usuário não pode recuperar PMs
através de magias ou itens. Ele ainda pode recuperar PMs com descansoArremessável (+1 ponto): Quando você usa manobra Arremesso com seu Equipamento, garante alguns benefícios. Você soma sua Habilidade na FA e com um teste de Força poderá ignorar a habilidade do alvo na FD.
● Antivida (-2 pontos): O usuário não pode recuperar PVs
através de magias ou itens. Ele ainda pode recuperar PVs com descanso e
medicina mundana.
● Ataque Especial Ilimitado
(Ataque Especial, +1 ponto): Caso o personagem possua normalmente Ataque Especial, ele pode escolher essa subvantagem para usa-lo sem consumir PMs enquanto usar seu Equipamento Especial. Opcionalmente, você pode adotar Defesa Especial Ilimitada caso já possuir a Vantagem de nome semelhante.
● Arremessável (+1 ponto): Quando você usa manobra Arremesso com seu Equipamento, garante alguns benefícios. Você soma sua Habilidade na FA e com um teste de Força poderá ignorar a habilidade do alvo na FD.
(Ataque Especial, +1 ponto): Caso o personagem possua normalmente Ataque Especial, ele pode escolher essa subvantagem para usa-lo sem consumir PMs enquanto usar seu Equipamento Especial. Opcionalmente, você pode adotar Defesa Especial Ilimitada caso já possuir a Vantagem de nome semelhante.
● Arremessável (+1 ponto): Quando você usa manobra Arremesso com seu Equipamento, garante alguns benefícios. Você soma sua Habilidade na FA e com um teste de Força poderá ignorar a habilidade do alvo na FD.
● Espiritual (+2 pontos): Além de dano físico, a arma também
causa dano espiritual. Toda vez que o alvo perder PVs, ele perderá uma
quantidade equivalente em PMs.
● Extremo (Superior, +2 pontos): O Equipamento pode revelar sua
verdadeira forma e seus poderes extremos. Com mais um turno de concentração o Equipamento aumenta uma Escala de Poder. Você não pode sofrer qualquer dano
nesse tempo, ou sua concentração será perdida.
Atrocitus , Lanterna Vermelha - DC Comics |
● Mágico (+1 ponto): O Equipamento causa dano mágico,
sendo capaz de afetar criaturas que apenas podem ser feridas por magias e
Objetos Mágicos.
● Maldito (-1 ponto): O Equipamento Especial, quando equipado,
afeta seu usuário com uma Desvantagem de -2 pontos ou duas Desvantagens de -1 ponto
à escolha do Mestre.
● Perigoso (+2 pontos cada, +2 PMs): Consegue um acerto crítico com um
resultado 5 ou 6 no dado.
● Pesado (-1 ponto): O personagem quando equipa o Equipamento
recebe os efeitos da Desvantagem Lentidão e caso já a possua, os efeitos serão
cumulativos.
● Poderoso (+2 pontos, +2 PMs): Em caso de Acerto Crítico, TRIPLIQUE
(em vez de duplicar) a sua F ou PdF na FA.
● Profano (Tirano, +1 ponto): Quando
empunhada por um Tirano, ela revela seu poder total: recebe bônus de +3 contra
qualquer ser com as desvantagens Código de Honra dos Heróis e/ou da
Honestidade.
● Reforçado (+2 pontos, +2 PMs): Em caso de Acerto Crítico, TRIPLIQUE
(em vez de duplicar) a sua A na FD.
● Retornável (+1 ponto): Quando derrubado ou arremessado, esse Equipamento
volta no mesmo turno para suas mãos, como se nunca tivesse caído,
ou talvez realmente não tenha caído, como se estivesse ligado ao seu corpo. Dessa forma, você nunca será considerado desarmado e ainda, você soma normalmente sua Habilidade na FA quando usar a Manobra de Combate Arremesso.
Gurren Lagann Tengen Toppa Gurren Lagann |
● Superior (+1 ponto): O Equipamento pode tomar uma segunda
forma ainda mais poderosa. Com mais um turno de concentração o Equipamento transforma-se
e passa a ter uma ficha com o dobro da sua pontuação original, mas isso sem aumentar seus Pontos de Uso. Você não pode
sofrer qualquer dano nesse tempo, ou sua concentração será perdida.
● Tripulação
(+1 a +5 pontos): Normalmente, um equipamento só pode ser usado por um personagem de cada vez. Da mesma forma, um Aliado só pode ser comandado por um personagem, mesmo que represente um grande mecha de combate. No entanto, alguns equipamentos ou Aliados podem oferecer seus benefícios a vários personagens ao mesmo tempo. Veículos comportam várias pessoas, baterias antiaéreas podem aceitar mais de um atirador, e assim por diante. Equipamentos usados por mais de uma pessoa têm direito a apenas um movimento
por rodada, mas um número de ações de ataque extras igual ao valor gasto com essa subvantagem.
Assim, um veículo blindado militar ocupado por cinco personagens pode se mover
normalmente, e ainda pode atacar (atropelando ou disparando armas) vários
inimigos por rodada. O número de ataques extras é definido pelo valor gasto em tripulação, entretanto, o número de personagens e npc's que podem serem carregados é bastante diferente: por 1 ponto, duas pessoas podem usar um equipamento ao mesmo tempo, (como
em uma moto); por 2 pontos, até cinco pessoas podem usar o equipamento ao mesmo
tempo (um carro, por exemplo); por 3 pontos, até dez pessoas podem usar o
equipamento de uma só vez (um micro-ônibus, um silo de mísseis); por 4 pontos,
até 50 pessoas podem usar o equipamento — é o caso de um ônibus, navio ou avião
comercial; e por 5 pontos, 100 pessoas ou mais podem desfrutar dos benefícios do
equipamento (que provavelmente é um navio de guerra ou algo ainda mais impressionante).
Dante - Devil May Cry |
● Uso Reduzido (-1 a -3 pontos): Por -1 ponto, terá o total de
Pontuação x3 usos, já por -2 pontos, terá o total de Pontuação x1
usos e por -3 pontos, poderá usa-lo apenas uma vez, tendo que recuperar o seu único Ponto de Uso para utiliza-lo novamente.
● Veloz (+1 ponto, +2PMs): O personagem pode gastar 2PMs para equipar o Equipamento Especial rapidamente, com uma Ação Muito Simples. Além disso, o personagem recebe bônus de +2 em
testes de Iniciativa. As subvantagens Superior e Extremo passam a exigir
um movimento cada pelo custo de 2PMs.
● Vorpal (+2 pontos): Caso você consiga
um acerto crítico, a vítima deve fazer imediatamente um Teste Médio de
Armadura, se falhar, será decapitada. Se tiver sucesso, apenas sofre dano
crítico normal. Construtos, mortos-vivos (com algumas poucas exceções) e
criaturas com várias cabeças (como hidras) não morrem devido à perda da cabeça;
em vez disso, sofrem dano normalmente. Opcionalmente, você pode usar Vorpal para arrancar Membros Extras ou Partes extras dos inimigos, que só poderão ser recuperadas com algum tipo de regeneração, desejo ou Cura de Maldição.
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