Aventureiros
evoluem. Cada missão concluída, cada luta vencida, cada inimigo derrotado
tornam os heróis mais experientes e poderosos. Essa evolução é representada
pelos Pontos de Experiência (ou PEs).
Cada
vez que os jogadores terminam uma aventura, o mestre deve recompensá-los com
Pontos de Experiência. Esses Pontos são usados mais tarde para evoluir o
personagem, adquirir itens mágicos, ou realizar uma série de manobras
dramáticas.
Em
3D&T, experiência não vem com a idade — vem com aventuras, desafios e
riscos. Um jovem membro de equipe super-sentai, que salvou o mundo várias vezes
e derrotou um império maligno durante o ano letivo, é mais poderoso que um
soldado veterano que treina todos os dias mas nunca saiu do quartel.
Os
Pontos de Experiência ganhos por cada jogador dependem de como ele atuou na
aventura:
x +1
PE se terminou a aventura com vida.
x +1
PE se concluiu a missão com sucesso.
x +1
PE ou mais para cada inimigo vencido em combate
justo (veja adiante).
x -1
PE para cada derrota em combate justo.
x -1
PE para cada companheiro morto ou perdido.
x -1
PE para cada violação de um Código de Honra.
O
mestre também deveria premiar com 1 PE extra os jogadores que agiram de acordo
com seus personagens.
Esta
é uma forma de recompensar aqueles que interpretam seus papéis (afinal, RPG é
interpretar) e punir jogadores que não o fazem. Se um jogador pega uma Fobia,
mas “esquece” dela e não demonstra medo, esse jogador não merece um PE extra.
Cada
jogador deve anotar na Ficha de Personagem os Pontos de Experiência que ganhou.
Se ainda não tiver o bastante para comprar um Ponto normal de personagem, deve
esperar as próximas aventuras — ou apenas guardar para outras utilizações.
Naruto |
Experiência em Combate
Os Pontos
de Experiência, tão mirrados no sistema original, agora recebem uma revisão que
torna as coisas um pouco diferentes.
Segundo
as regras originais, qualquer pessoa que vencer outra em combate justo recebe
1 Ponto de Experiência, até ai tudo bem, mas digamos que seu
Personagem que foi criado semana passada, novinho em folha, consegue matar
um dragão ancião em um golpe de sorte (e põe sorte nisso!), segundo as regras
ele receberia 1PE, o mesmo que receberia se derrotasse um goblin magrelo.
Para
tornar as coisas mais equilibradas nesse sentido, vamos atribuir um
nível de Poder para os Personagens.
A
soma de todas as Características, mais a soma do valor de todas as Vantagens
que oferecem alguma vantagem em combate, menos as Desvantagens que
atrapalham no combate resultam no valor de Poder do Personagem.
PD = SC
+ SV - SD
x PD = Poder do Personagem
x SC = Soma
de todas as 5 Características
x SV = Soma
do valor das Vantagens que afetam o combate
x SD = Soma
do valor das Desvantagens que afetam o combate
Transformando Experiência em Pontos
Imagine
um personagem de 1 Ponto, muito jovem e inexperiente. Para que
esse Personagem de 1 Ponto aumente sua Pontuação com experiência, ele
precisa acumular um número de PEs igual ao seu nível atual, quer
dizer que se esse personagem de 1 Ponto ganhar 1PE ele recebe 1 Ponto
de Personagem e se torna um personagem de 2 Pontos, então, precisa
acumular +2PEs (desconsiderando o PE ganho anteriormente) para ganhar mais 1
Ponto, agora, se tornando um personagem de 3 Pontos e assim
sucessivamente.
Essa
regra de progressão reflete o quanto o Personagem é inexperiente no
início do jogo e qualquer tonteira que ele fizer, como pegar um ladrão de
galinhas ou mesmo roubar a galinha e fugir, já é uma experiência nova e
isso se reflete com o ganho do Ponto de Experiência.
Pense
agora em um Personagem de 12 Pontos, como ele já viveu diversas
aventuras, ele vai precisar roubar muita galinha de 12PEs para ganhar
1 Ponto de Personagem. Sendo assim, quanto mais alto seu Nível, mais
difícil será a progressão do Personagem, de forma semelhante
aos Games de RPG.
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