O bloqueio e a Esquiva não são ações nem movimentos, mas sim, Reações. Você a executa em resposta a outro evento (normalmente um ataque inimigo). Certas vantagens defensivas, como Deflexão e Reflexão, são consideradas Bloqueios e Aceleração e Teleporte são consideradas Esquivas.
O Bloqueio é conquistado com um bem-sucedido de Armadura x Força ou PdF do
inimigo. Esse teste sofre penalidade igual a F ou PdF do inimigo (por
exemplo, A-2 se o atacante tiver F ou PdF 2). Cada ataque recebido
permite apenas um Teste de Bloqueio, assim, você não pode fazer novos
testes até o próximo ataque.
A Esquiva é conquistada com um teste bem-sucedido de Habilidade x Habilidade do inimigo.Esse teste sofre um penalidade igual à Habilidade do inimigo. Por exemplo, H-2 se o inimigo tem H2.
Muitas
vezes, bloquear ou esquivar será impossível, por exemplo, uma vítima
que tiver A2 (sem nenhum bônus) nunca poderá bloquear de um atacante com
F ou PdF 2 ou maior, da mesma forma que , uma vítima com H2 (e sem
nenhum bônus) nunca poderá se esquivar de um atacante com H2 ou maior.
Neste caso, a vítima simplesmente não faz o teste. Nesses casos, a
vitima simplesmente não faz o teste.
O
número máximo por turno de Bloqueios é igual a sua Armadura e o de
Esquivas é igual sua Habilidade, no entanto, cada ataque permite apenas
uma tentativa e em caso de falha no teste no Bloqueio ou na Esquiva, o
personagem não soma a Característica testada na Manobra na rolagem da FD.
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