segunda-feira, 6 de fevereiro de 2017

Valores Máximos - Regras

Morrigan - Darkstalkers

Valor Máximo em Característica

Em 3D&T Alpha, note que muitas raças recebem bônus em uma Característica, esse bônus costuma variar entre +1 e +3 e mesmo recebendo bônus, personagens recém-criados não podem possuir um valor em Característica maior que 5 Pontos, agora, no entanto, essa regra muda, trazendo mais benefícios aos personagens.
Mudando as regras, considere que o Valor Máximo de Característica corresponde diretamente à Pontuação do Personagem. Determine a pontuação que o personagem possui e divida por 3 (arredonde para baixo), o resultado será o valor máximo que o personagem possui em quaisquer características (por exemplo, um personagem qualquer de 12 Pontos terá o valor máximo de suas características igual a 4).
Caso o personagem adote uma Vantagem Única que possua um aumento nos Pontos de determinadas características, essas características aumentam o seu valor máximo para um valor máximo igual ao bônus da Vantagem Única (por exemplo, um Minotauro de 12 Pontos terá o valor máximo de suas características igual a 4, mas o valor máximo de sua Força será de 6 e de sua Resistência será de 5, pois recebe bônus de F+2 e R+1).
Generalizando, você fará o cálculo:
(Pontuação ÷ 3) + Bônus Racial = Valor Máximo de Característica
[arredonde para baixo]

Valor Máximo em Vantagem e Vantagem única

Todo personagem pode gastar toda sua pontuação com Vantagens, mas para determinar o custo máximo que cada Vantagem ou Vantagem Única pode ter, determine a pontuação total que o personagem possui e divida por 3 (arredonde para baixo), o resultado será a quantidade máxima de Pontos que o personagem poderá gastar em uma única Vantagem ou Vantagem Única
Exemplo: um personagem de 12 Pontos poderá comprar uma Vantagem e possuir uma Vantagem Única (como Fada) que custe no máximo 4 Pontos.

Valor Máximo em Desvantagem

Para determinar a pontuação máxima que um personagem pode adquirir adotando Desvantagens (e subdesvantagens), determine a pontuação total que o personagem possui e divida por 3 (arredonde para baixo), o resultado será a quantidade máxima de Pontos em Desvantagem que o personagem poderá possuir (por exemplo, um personagem qualquer de 12 Pontos  poderá adotar um total de Desvantagens que resultem em -4 Pontos).
Caso o personagem adote alguma raça que possua certos tipos de Aptidão à Desvantagem, o limite máximo é aumentado, mas apenas para adotar a(s) Desvantagem(s) determinada, por exemplo, qualquer personagem de 9 Pontos do grupo de Vantagens Únicas Humanoide que pode adquirir Má Fama e/ou Monstruoso sem considerar o Valor Máximo para essas duas Desvantagens, assim, caso ele possuir essas Desvantagens, ele ainda poderá adotar até -3 Pontos em outras Desvantagens.

Valor Máximo em Perícia

O personagem pode possuir uma quantidade de perícias completas igual sua pontuação dividida por 3, dessa forma, um personagem de 12 pontos pode possuir até 4 Perícias completas.
Arlequina - DC Comics

Valor Máximo em Pontuação

x Personagem Frágil (0 pontos):Este personagem têm poder de combate quase nulo. Não podem possuir Vantagens e Perícias, pode possuir apenas uma desvantagem de 0 Pontos e seu Valor Máximo de Característica é 0 Pontos.
Personagem Comum (3 pontos): O Valor Máximo de Característica é 1, o de Desvantagens é -1 Ponto, pode possuir apenas 1 Perícia e pode adotar 3 Vantagens que custem no máximo 1 Ponto.
Personagem  Novato (6 pontos): O Valor Máximo de Característica é 2, o de Desvantagens é -2 Pontos, pode possuir até 2 Perícias e pode adotar 6 Vantagens que custem no máximo 2 Pontos.
Personagem Lutador (9 pontos): O Valor Máximo de Característica é 3, o de Desvantagens é -3 Pontos, pode possuir até 3 Perícias e pode adotar 9 Vantagens que custem no máximo 3 Pontos.
Personagem Campeão (12 pontos):O Valor Máximo de Característica é 4, o de Desvantagens é -4 Pontos, pode possuir até 4 Perícias e pode adotar 12 Vantagens que custem no máximo 3 Pontos.
Personagem Heroico (15 pontos): O Valor Máximo de Característica é 5, o de Desvantagens é -5 Pontos, pode possuir até 5 Perícias e pode adotar 15 Vantagens que custem no máximo 5 Pontos.
Personagem Veterano (18 pontos): O Valor Máximo de Característica é 6, o de Desvantagens é -6 Pontos, pode possuir até 6 Perícias e pode adotar 18 Vantagens que custem no máximo 6 Pontos.
Personagem Supremo (21 pontos): O Valor Máximo de Característica é 7, o de Desvantagens é -7 Pontos, pode possuir até 7 Perícias e pode adotar 21 Vantagens que custem no máximo 7 Pontos.
Personagem Épico (24 pontos): O Valor Máximo de Característica é 8, o de Desvantagens é -8 Pontos, pode possuir até 8 Perícias e pode adotar 24 Vantagens que custem no máximo 8 Pontos.
Personagem Lendário (27 pontos): O Valor Máximo de Característica é 9, o de Desvantagens é -9 Pontos, pode possuir até 9 Perícias e pode adotar 27 Vantagens que custem no máximo 9 Pontos.
Sub-Zero - Mortal Kombat
Personagem Divino (30 pontos): O Valor Máximo de Característica é 10, o de Desvantagens é -10 Pontos, pode possuir até 10 Perícias e pode adotar 30 Vantagens que custem no máximo 10 Pontos.

Extrapolando Valores 

Nenhum dos tais Valores Máximos são realmente... máximos. Eles são uma medida para trazer algum equilíbrio aos personagens recém-criados de uma mesma pontuação, mas podem ser superados desde que sejam gastos mais com o acúmulo de Experiência: 
Para cada ponto maior e até igual ao dobro do Valor Máximo é necessário gastar o dobro de PEs normalmente exigido; já para cada ponto acima do dobro e até o máximo do triplo do Valor Máximo será necessário gastar o triplo dos PEs normalmente exigidos e assim por diante.

Consumo Máximo de PMs por Turno/Rodada

Um personagem não pode consumir mais de Hx5 PMs em um turno, seja em Vantagens, Magias e Poderes de Kit. Um personagem com H3 não pode usar qualquer tipo de poder que exceda o consumo de 15 PMs (mesmo que ele tenha mais de 15 PMs disponíveis).
No entanto, vantagens ou itens que reduzem o consumo de magias como Alquimista Elementalista permitem colocar magias poderosas dentro dos limites de sua capacidade.

3 comentários:

  1. Gostaria de sugerir como tema, sugestões de regras para características acima de 5+...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigado pela sugestão, mas no momento não tenho nada em mente.

      Excluir