Muitas criaturas
podem ter as mesmas vantagens e desvantagens destinadas aos jogadores, mas,
além disso, podem possuir certos poderes exclusivos para NPC’s. Considere cada
poder como se fosse uma Vantagem Única gratuita, que apenas NPC’s podem ter
(estes poderes não estão disponíveis para criaturas que sejam Aliados de
personagens jogadores):
Yang Xiao Long - RWBY |
x Absorvente: A criatura absorve a
energia dos ataques que recebe e a utiliza para atacar ou aumentar seu poder.
Ela nunca é ferida, mas ainda deve rolar sua FD como achar conveniente. O dano
recebido pode ser usado de duas maneiras: Some todo o dano recebido para
usar na sua FA no seu turno; ou então, receba 1 Ponto
de personagem extra em uma Característica a escolha para cada 10
pontos de dano que teria recebido.
x Ação Extra: Como o poder sugere,
a criatura pode realizar uma ou mais ações a mais. Algumas criaturas se
restringem apenas a mais ataques, outras podem conjurar mais de uma magia por
turno, entre outras ações. A quantidade de ações extras é igual a habilidade da
criatura (sempre em escala Ningen).
x Adaptável: A criatura se adapta
rapidamente aos ataques sofridos, tornando-se invulnerável a eles em
pouquíssimo tempo. A criatura pode pagar 1 PM para comprar invulnerabilidade
contra algum tipo específico de dano no turno seguinte ao que foi atingido por
ele pela primeira vez. Apenas um tipo pode ser mantido por vez, precisando
apagar um para se tornar invulnerável ao outro.
x Adormecedor: A presença da
criatura causa sonolência a todos que estiverem próximas a ela. Em combate, todos
que consigam enxerga-la devem realizar um teste de Resistência, caso falharem,
sofrerão os efeitos da magia Sono.
x Aniquilador: Os ataques da
criatura são muito poderosos e precisos, dificilmente alguém sobrevive para
contar como foi a luta contra ela. A criatura consegue um acerto crítico na FA
com resultado 5 ou 6 no dado e a resultado desse acerto crítico é multiplicado
por 3.
Shouta Aizawa - Boku no Hero Academia |
x Anulador: A criatura é capaz
de, com um movimento, cancelar alguma vantagem de todos os alvos na linha de
visão dele, anulando-as. Normalmente, esse efeito cancela a existência de uma
ou mais escolas de magia, mas há criaturas capazes de anular inclusive
invulnerabilidades, de impedir o gasto de PMs ou a recuperação
de PVs, entre outros efeitos. Normalmente, o único jeito de evitar um efeito
anulador é ficando fora da linha de visão da criatura de alguma maneira.
x Aquático: Criaturas aquáticas
são especialistas em combater sob a água. Além de receber os benefícios de
natação (respirar em baixo da água e velocidade normal nadando), recebem arena
(H+2 dentro da água) e podem usar aceleração normalmente, mas apenas na água.
x Armadura Extra
Total: A criatura tem Armadura Extra contra todos os ataques. Apenas uma forma
de ataque secreta, escolhida pelo mestre (fogo, ácido, armas de prata,
refrigerante diet...), causa dano normal contra a criatura.
x Atordoador: A presença da
criatura causa tontura e confusão a todos que estiverem próximas a ela. Em
combate, todos que consigam enxerga-la devem realizar um teste de Resistência,
caso falharem, sofrerão os efeitos de Atordoamento.
x Atroz: Criaturas atrozes são
versões maiores, mais fortes e primitivas dos animais normais. A aparência é
mais feroz ou até demoníaca, com garras e presas mais afiadas e um brilho de
selvageria primal nos olhos. Criaturas atrozes calculam PVs com Rx10, recebem Armadura Extra contra dano Físico (Corte, Perf. e Esmag.) e Modelo Especial (Grande).
Usopp - One Piece |
x Baka: A criatura possui um
poder completamente inútil (como fazer as roupas dos adversários mudarem de
cor, expelir fumaça pelas axilas ou tocar a ponta do nariz com a língua). Ele
sempre irá anunciar esse dom com muito alarde e gerar expectativa quanto ao próximo
grande golpe antes de usar um poder imbecil, o que invariavelmente fará com que
todos os heróis caiam de costas no chão e fiquem indefesos contra ele por um
turno.
x Berseker: Caso fique Perto da
Morte, a criatura sofre uma metamorfose ficando maior, mais forte, maior e
furiosa. Ele recebe um bônus de +5 em alguma característica de ataque (F ou
PdF) e passa a receber Armadura Extra contra qualquer tipo de ataque até o
final do combate.
x Blindado: As defesas da
criatura são muito poderosas e eficazes, mesmo os heróis mais poderosos
conseguiram sequer feri-la. A criatura consegue um acerto crítico na FD com
resultado 5 ou 6 no dado e a resultado desse acerto crítico é multiplicado por
3.
x Característica
Superior: A criatura é tremendamente forte, rápida, vigorosa, esperta ou
perspicaz. Uma de suas características é considerada uma escala superior.
x Castigador: A criatura pode fazer
com que seu dano não atinja os heróis imediatamente, sendo ignorado no turno em
que foi rolado e passando a causar 1 PV e 1PM por rodada até esgotarem-se. Esse
dano não pode ser evitado com nenhum teste.
x Cegante: A criatura emite um
clarão de luz, uma cortina de fumaça ou invoca uma densa escuridão, que cega os
heróis. Funciona como a magia cegueira, mas atinge todas as criaturas ao
alcance do poder de fogo da criatura, e a visão das vítimas é restaurada apenas
com a destruição da criatura.
M.O.D.O.K. - Marvel |
x Cérebro
Superior: A criatura tem mente superior e memória fotográfica. Ele conhece as
estratégias dos heróis, pode prever cada movimento deles, recebendo um bônus de
Hx2 contra os heróis. Esse bônus é negado a criatura quando os heróis tentam
algo inesperado (por exemplo, disfarçar-se de outras pessoas).
x Chibi: Essa é uma versão
pequena, fofinha e delicada da criatura. Ela recebe os efeitos de Aparência
Inofensiva o tempo todo, sempre surpreendendo seus oponentes,
assim, continua queridinha e fofinha mesmo depois de ter sido vista em combate.
x Comandante: A criatura pode
invocar uma quantidade máxima de criaturas igual ao dobro sua própria
pontuação (ou seja, uma criatura feita com 10 pontos invoca até 20
pontos em subordinados) ou uma quantidade igual a cinco vezes sua sua
pontuação para cada Escala de Poder inferior (ou seja, uma criatura feita
com 10 pontos e de Escala Sugoi invoca até 50 pontos em subordinados em
Escala Ningen). Invocar qualquer quantidade de criaturas demora uma ação, nunca
é possível extrapolar a quantidade máxima delimitada pela pontuação e a
pontuação das criaturas pode variar, mas nunca poderá ser superior a metade da
pontuação do Comandante.
x Controle de
Espíritos: A criatura pode invocar uma quantidade máxima de Youkais igual
ao dobro sua própria pontuação (ou seja, uma criatura feita com 10 pontos
invoca até 20 pontos em subordinados) ou uma quantidade igual a cinco
vezes sua sua pontuação para cada Escala de Poder inferior (ou seja, uma
criatura feita com 10 pontos e de Escala Sugoi invoca até 50 pontos em Youkais em
Escala Ningen). Invocar qualquer quantidade de Youkais demora uma
ação, nunca é possível extrapolar a quantidade máxima delimitada pela pontuação
e a pontuação das criaturas pode variar, mas nunca poderá ser superior a metade
da pontuação do Controlador. A criatura também pode usar
opcionalmente o Poder Único Controle Mental em uma
quantidade de personagens igual a sua Habilidade, mas apenas em personagens do
grupo Youkai.
x Controle de
Máquinas: A criatura pode invocar uma quantidade máxima de Construtos igual
ao dobro sua própria pontuação (ou seja, uma criatura feita com 10 pontos
invoca até 20 pontos em subordinados) ou uma quantidade igual a cinco
vezes sua sua pontuação para cada Escala de Poder inferior (ou seja, uma
criatura feita com 10 pontos e de Escala Sugoi invoca até 50 pontos em Construtos em
Escala Ningen). Invocar qualquer quantidade de Construtos demora uma
ação, nunca é possível extrapolar a quantidade máxima delimitada pela pontuação
e a pontuação das criaturas pode variar, mas nunca poderá ser superior a metade
da pontuação do Controlador. A criatura também pode usar
opcionalmente o Poder Único Controle Mental em uma
quantidade de personagens igual a sua Habilidade, mas apenas em personagens do
grupo Construto.
Rei Lich - Warcraft |
x Controle de
Mortos: A criatura pode invocar uma quantidade máxima de Mortos-Vivos igual
ao dobro sua própria pontuação (ou seja, uma criatura feita com 10 pontos
invoca até 20 pontos em subordinados) ou uma quantidade igual a cinco
vezes sua sua pontuação para cada Escala de Poder inferior (ou seja, uma
criatura feita com 10 pontos e de Escala Sugoi invoca até 50 pontos em Mortos-Vivos em
Escala Ningen). Invocar qualquer quantidade de Mortos-Vivos demora
uma ação, nunca é possível extrapolar a quantidade máxima delimitada pela
pontuação e a pontuação das criaturas pode variar, mas nunca poderá ser
superior a metade da pontuação do Controlador. A criatura também pode
usar opcionalmente o Poder Único Controle Mental em uma
quantidade de personagens igual a sua Habilidade, mas apenas em personagens do
grupo Morto-Vivo.
x Controle
Mental: A criatura pode controlar mentalmente um único personagem ou uma
quantidade de pessoas comuns (até 1 Ponto de personagem) igual a sua Hx10, sem
nenhuma ter direito a testes para resistir. O alvo controlado aceita qualquer
tipo de comando, mesmo aqueles que vão contra seus Códigos de Honra,
O controle é quebrado apenas com a destruição da criatura ou caso ela decida
parar o controle.
x Corrosivo: A criatura expele um
ácido poderoso, que derrete as armas e armaduras do alvo (reduzindo sua Força,
Armadura ou Poder de Fogo em –1). Uma esquiva pode evitar esse ataque.
Restaurar um ponto perdido desta forma exige 12 horas e um teste de Máquinas.
x Debilitante: A presença da
criatura diminui a FA ou FD dos personagens jogadores dentro da linha de visão.
O redutor total é igual à Habilidade da própria criatura e estará sempre ativa
enquanto o mesmo existir.
x Elite: A criatura pertence a uma versão super-treinada de sua raça, recebendo bônus de +1 em todos as Características e calcula seus PVs e PMs com Rx6.
x 0 Pontos para Chibi;
x -1 Ponto para Ningen;
x -2 Pontos para Sugoi;
x -3 Pontos para
Kiodai;
x -4 Pontos para Kami e
x -5 Pontos para Mugen ou qualquer escala acima de Kami.
King Bomb-Omb - Super Mario |
x Explosivo: Quando derrotado, a
criatura explode causando um dano em área com FA=A+H+1d+PMs restantes dele
em todos que estiverem a média distância.
x Fortificante: A criatura pode
fortalecer seus companheiros, que recebem um bônus de +1 em Força, Resistência
e Poder de Fogo.
x Horda: Quando certas
criaturas são agrupadas em um grande bando formam um enxame e passam a serem
tratados como uma única criatura com Escala superior a original. Hordas calculam PVs com Rx10, mas calculam PMs com Rx1. Também não realizam movimentos, já que estão vindo de todos os lugares. Ataques de uma horda são sempre direcionados contra todos os inimigos (role a FA apenas uma vez por turno, que será a mesma contra todos os oponentes). Além disso, a horda tem vulnerabilidade contra qualquer ataque em amplo (em área).
x Horripilante: A presença da
criatura causa medo e desespero a todos que estiverem próximas a ela. Em
combate, todos que consigam enxerga-la devem realizar um teste de Resistência,
caso falharem, sofrerão os efeitos da magia Pânico.
x Invulnerável: A criatura tem
Invulnerabilidade contra um (ou todos) os ataques, exceto por algum tipo
específico e pouco usual de dano. Esse, ao ser descoberto, lhe causa dano
dobrado, ou seja, com FAx2.
Godzilla |
x Kaiju: Essa é uma
versão impressionantemente grande da criatura. Ela é 10 vezes maior e 10
vezes mais poderosa, aumentando uma escala de poder da criatura e recebêndo bônus de F, R e PdF+1 para cada escala superior a Ningen. Entretanto, para cada escala menor que o inimigo possuir, ele
receberá H+1 na FA e FD, enquanto a criatura receberá H-1 também na FA e FD,
até no máximo de H+5 e H-5 respectivamente no caso de escala Chibi contra Mugen.
x Líder: A criatura possui uma quantidade de subordinados igual a sua pontuação e causa os
efeitos da Vantagem Torcida em todos eles, aumentando suas
Habilidades em +1 e causando redutor de Habilidade -1 em seus adversários.
x Magia
Ilimitada: Escolha uma magia qualquer e a criatura poderá usa-la quantas vezes quiser,
sem gastar PMs.
x Miasma: A presença da
criatura traz a morte a todos que estiverem próximas a ela. Em combate, todos
que consigam enxerga-la devem realizar um teste de Resistência, caso falharem,
começarão a perder 1PV por rodada. Esse efeito não pode ser impedido por magias
de cura e Medicina e só cessa quando o personagem se afastar o bastante da
criatura.
x Multiplicador: A criatura é capaz de usar Separação sem consumir PMs. O número máximo de cópias ainda é igual a Resistência da criatura, mas elas não sofrem redutor em suas Características.
x Pacificador: A presença da criatura causa calma e paz a todos que estiverem próximas a ela. Em combate, todos que consigam enxerga-la devem realizar um teste de R-3, caso falharem, sofrerão os efeitos da magia Paz de Marah.
x Paralisador: A presença da criatura causa torpor a todos que estiverem próximas a ela. Em combate, todos que consigam enxerga-la devem realizar um teste de Resistência, caso falharem, sofrerão os efeitos da magia Paralisia.
x Paralisador: A presença da criatura causa torpor a todos que estiverem próximas a ela. Em combate, todos que consigam enxerga-la devem realizar um teste de Resistência, caso falharem, sofrerão os efeitos da magia Paralisia.
x Refém: A criatura pode
agarrar, engolir e aprisionar uma pessoa (talvez um Aliado ou Protegido
Indefeso de um dos heróis) com seu corpo, talvez seus braços, tentáculos ou até
seu estômago, enquanto a vítima ainda está viva. A vítima é considerada
indefesa, sofre dano com FA=F+1d e ainda passa a sofrer metade de qualquer dano
causado contra a criaturas.
Shang Tsung - Mortal kombat |
x Replicador: A criatura pode se transformar em uma cópia idêntica de um dos heróis, com as mesmas características, vantagens, desvantagens e perícias, mas não sua personalidade e memórias. Sentidos especiais próprios, ou um teste bem-sucedido de ciência, investigação ou manipulação, revelam o impostor.
x Sagrado: Essa criatura emana
um enorme poder sagrado. Recebe Força, Armadura e Poder de Fogo dobrados contra
criaturas malignas. Saiba mais em Tendencias em 3D&T Alpha.
x Voador: Criaturas voadoras
são especialistas em combater ao céu aberto. Além de receber os benefícios de
voo, recebem arena (H+2 ao céu aberto) e podem usar aceleração normalmente, mas
apenas voando.
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