segunda-feira, 11 de setembro de 2017

Vantagens Conceituais - Novas Regras

Originalmente em 3D&T Alpha não é possível combinar Vantagens Únicas, até por esse motivo que são chamadas de "Únicas", entretanto, o manual Tormenta 3D&T Alpha apresentou o Semideus, um misto entre Vantagem e Vantagem Única, já que possui um "pacote" de poderes bem específicos, mas com a possibilidade de compra-los como se fossem uma Vantagem qualquer. Assim, a Vantagem Única que não tem nada de única que é a Semideus proporcionou margem para a criação de um novo tipo de vantagem, a qual gosto de chamar de Vantagem Conceitual.
É verdade que esse tipo de Vantagem já vem sendo publicada por fãs na internet, como o caso das Vantagens Condicionais do Ultimato 3D&T, mas venho trazer algo um pouco diferente. Venho trazer a possibilidade de fundir algumas (eu disse algumas) Vantagens Únicas que antes são eram permitidas de se unirem a outras, mas veja bem, nada aqui vai parecer com um de Elfo Anão Minotauro. Não que você esteja proibido de criar algo do tipo, mas isso é entre vocês e seus mestres e não irei os incentivar a isso...talvez, pela zoeira.
Vantagens Conceituais: O que são e como usar?
Brook - One Piece
Você já deve ter pensado na possibilidade de jogar com o Fantasma de um Elfo, ou com um Anão Ciborgue, ou um Minotauro Demoníaco. Isso é possível em 3D&T, você apenas precisa escolher qual vantagem Única melhor combina com o que você deseja e adicionar algumas Vantagens e Desvantagens para melhor adaptar o seu personagem, mas você não precisa estar limitado a isso, com a aprovação do mestre, você pode unir uma Vantagem Única com algumas outras, chamadas de Vantagens Conceituais.
Como seu personagem possui mais de uma Vantagem Única está a sua escolha. Você pode ter nascido assim, como um híbrido entre duas raças, ou então pode ter adquirido os poderes de outra Vantagem única por algum outro motivo. Assim, você pode adicionar uma Vantagem Conceitual após a criação do personagem, em momentos da história da campanha em que a história colabore com isso e o mestre permita, como por exemplo, você pode adicionar Ciborgue após ter sofrido danos severos e ser salvo por um cientista mecânico que desenvolve tecnologia de ponta ou ter comido de um fruto que garante a imortalidade, mas só depois de ter morrido uma vez, adicionando Morto-Vivo.
As Vantagens Conceituais podem funcionar sozinhas como Vantagens Únicas, mas também podem funcionar em conjunto com outras Vantagens Únicas, você funde as regras de duas Vantagens Únicas, fazendo os devidos ajustes entre as Vantagens e Desvantagens que entrem em conflito e somando os valores de ambas, aumentando (ou diminuindo, se for o caso) o Valor Máximo da Vantagem Única.
Como no caso de Vantagens Únicas, as Vantagens Conceituais trazem consigo um “pacote" de outras Vantagens e Desvantagens. Você não precisa pagar por elas, nem ganhará pontos por elas, pois já estão incluídas no custo total, exceto se algo disser o contrário. Vantagens e Desvantagens Condicionais podem ser combinadas entre si, a não ser que a sua descrição ou o mestre diga o contrário.
São alguns exemplos de Vantagens Conceituais:
x Alien: Como o manual 3D&T Alpha diz, Alien significa "estrangeiro" e não significa exatamente "extraterrestre". Você pode ser um Humano viajante do tempo, um Elfo vindo de uma dimensão isolada e desconhecida, uma Múmia que viveu em épocas remotas e nunca teve contato com a atual realidade.
x Anfíbio: É um termo para geral para todos os povos submarinos. Alguns podem ser puramente Anfíbios, mas Elfos-do-Mar se encaixam perfeitamente com a fusão de Elfo e Anfíbio e ainda há outros exemplos, como Merrows que podem ser considerados a fusão entre Ogro e Anfíbio ou então Marids que seriam a fusão entre Gênio e Anfíbio.
x Anjo: Celestiais representam tanto as raças da luz, como Anjos, Arcontes e Tenshis, como também os espíritos que alcançaram um nível extremo de pureza e talvez bondade, seja lá qual for sua interpretação de bondade. Nem todo celestial necessariamente possui aparência humana, muito menos obrigatoriamente bela, então até mesmo um Troglodita poderia se tornar um celestial.
x Centauro: É um termo genérico para qualquer criatura "táurica", que tenha um torso humano ligado a um corpo com quatro patas ou mais. Você pode ser um Manotauro que seria a fusão entre Minotauro e Centauro, poderia ser um Dragotauro, fusão entre Dragonato e Centauro, ou poderia ser até mesmo uma fusão entre Elfo e Centauro
x Ciborgue: Podem ser máquinas com partes de criaturas vivas ou criaturas vivas com partes mecânicas, sendo assim, qualquer criatura viva poderia ser um ciborgue, ou se quiser, até um morto-vivo pode ser um.
Robocop
x Clericato: Ao contrário de outras Vantagens Conceituais, Clericato não funciona sozinha como uma Vantagem Única. Entretanto, como garante um pacote de pequenas Vantagens, pode se encaixar como um conceito.
x Demônio: Infernais representam tanto as raças das trevas, como Demônios, Diabos e Onis, como também os espíritos que alcançaram um nível extremo de corrupção e talvez maldade, seja lá qual for sua interpretação de maldade. Nem todo infernal possui aparência humanoide, muito menos obrigatoriamente assustadora, então até mesmo uma Fada poderia se tornar um infernal.
x Fantasma: Quando criaturas vivas morrem com sentimentos fortes de tristeza, ressentimento e rancor, podem se tornarem fantasmas. Existem fantasmas de todos os tipos, como de Humanos, Orc, Animais, Dragões, etc. Na maioria das vezes, são apenas um reflexo do que um dia foram, mas alguns preservam os poderes que tiveram em vida.
x Licantropo: Qualquer criatura poderia ser vítima da maldição da licantropia, ou então, ser um dos vários tipos de criaturas com capacidade de se transformarem em feras bestiais.
x Meio-Golem: São semelhantes aos Ciborgues, sendo assim, qualquer criatura viva poderia ser um Meio-Golem, ou se quiser, até um morto-vivo pode ser um.
x Paladino: Ao contrário de outras Vantagens Conceituais, Paladino não funciona sozinho como uma Vantagem Única. Entretanto, como garante um pacote de pequenas Vantagens, pode se encaixar como um conceito.
x Vampiro: Existem muitas formas de se tornar um Vampiro, mas há meios de preservar seus poderes naturais e soma-los com os poderes vampirescos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário