Diferente dos testes normais de
características que você precisa rolar um dado e conferir se o número foi igual
ou menor que a sua característica para ter tido sucesso, algumas vezes seu
personagem tentará fazer testes contra outra pessoa, como tentar agarrar um
inimigo contra a força dele ou se esconder de alguém que está lhe procurando.
Quando isso acontece, um Teste Resistido é feito, como numa
competição, o melhor vence.
Diferente dos testes normais, os Testes
Resistidos acontecem com uma soma do dado mais característica dos
personagens que se enfrentam, onde o maior resultado vence. Existe também os Testes
Opostos que testam intenções opostas que se confrontam como quando um ladrão
que tenta se esconder de um guarda (Furtividade Vs Percepção); um bardo
tentando manipulá-lo (Lábia Vs Percepção); um carcereiro torturando um prisioneiro (Tortura Vs Resistência).
Dois homens se desafiam para uma queda
de braço, Aluízio Li possui F2 e Capitão Nascimento possui F3, podemos ver que
o Capitão Nascimento tem mais força, mas ele ainda pode perder.
Os dados são rolados, Aluízio Li
rola um 3, que, somado à sua força ficou com 5 no teste de força; Capitão Nascimento rola um 2, que, somado à sua força também ficou com 5, acontecendo um empate
naquela rodada de rolagem (aquele momento tenso onde os braços pendem para os
lados mas não encostam a mão na mesa).
Uma segunda rolagem é feita para cada
um, Aluízio Li rola um 6, um ótimo número ficando com 8 no teste daquela
rodada, Capitão Nascimento rola um 3 que somado na sua força fica 6, sendo menor o
número, perde para Aluízio Li.
Nesse teste não acontece acerto ou
falha crítica, ganha quem for melhor e ter mais sorte nas rolagens. Lembre-se
que algumas vantagens ou itens pode lhe dar bônus em algumas características ou
desvantagens que dão redutores, some esses bônus na sua característica depois
reduza os números caso haja um redutor antes da rolagem final.
Ao invadir o Castelo do Pântano, o Não-tão-bravo-quanto-Sir Lancelot precisa evitar os guardas mercenários que rondam pelos corredores
e para isso, ele faz um teste de Furtividade conseguindo um 5 no d6,
somando sua Habilidade 4 e +2 da sua perícia, seu resultado final é 11.
Agora os guardas fazem um teste de Percepção
para notar o Não-tão-bravo-quanto-Sir Lancelot escondido. Os dois mercenários têm um bônus de +1. O mestre
rola 1 dado uma vez para cada um deles e consegue um 2 e um 6.
Os resultados finais dos mercenários
são 3 e 7. Nenhum deles nota o Não-tão-bravo-quanto-Sir Lancelot escondido e continuam a patrulhar, verificando
outra parte do Castelo do Pântano.
No caso de empates em testes opostos,
o personagem com o maior bônus de perícia vence. Se os bônus forem iguais,
outra rolagem deve ser feita.
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