Usando
Características para definir o Alcance
Goku, All Might e Saitama |
Uma das
várias coisas que me incomodava em 3D&T era a falta de regras para
distâncias, nas mesas em que joguei, a questão sempre era determinada pela
vontade do mestre, o que sempre resolveu qualquer problema, já que 3D&T
nasceu para ser um sistema prático. Entretanto, para os mais detalhistas, apenas
a imaginação não é o suficiente e por essas pessoas, criei as Regras de Alcance, que servem tanto
para determinar a distância em uma linha reta, como para determinar o raio de
uma área usando as regras mais 3D&Teiras que consegui imaginar.
Apesar do
que já foi dito, acho que há uma forma ainda mais simples de determinar o
alcance que um personagem possui. Então, sugiro o uso das Características Força
e Poder de Fogo para determinar o Alcance que o personagem
possui... óbvio, não é? O próprio sistema já faz isso, mas o que proponho
é um pouco diferente do habitual e torna essas Características ainda mais
genéricas.
Força é a capacidade de levantar,
empurrar e puxar coisas pesadas, também é a capacidade de causar dano com
socos, chutes, espadadas, machadadas, marteladas, facadas, geladeiradas,
travesseiradas, bundadas, peitadas, etc., tudo isso a distância corpo-a-corpo,
ou seja, a Curta Distância.
Assim, a Força se torna a
Característica exclusiva para determinar sua capacidade de causar dano a Curta
Distância, dessa força, não poderá usar mais seu Poder de Fogo para isso sem
adquirir Vantagens que permitam isso (veja adiante).
Você ainda pode atingir alvos a Média
Distância (que estejam a um movimento de você) normalmente com a sua Força,
entretanto, para isso é necessário gastar um movimento para de aproximar do alvo
e nem sempre isso é possível, já que a movimentação pode estar restringida por
algum motivo, dessa forma, Força se torna uma Característica mais limitada que PdF quando o assunto é causar dano, entretanto, a capacidade de interação compensa essa diferença.
Poder de Fogo é uma
Característica voltada ao dano, com ele, você consegue destruir coisas que
estejam ao longe, onde suas mãos e pés normalmente não conseguem alcançar, ou
seja, é sua capacidade de causar dano a Longa Distância (que estejam a três
movimentos de você).
O próprio manual diz "quando
o alvo está além do alcance dos socos e chutes, o personagem só pode contar com
ataques à distância" e por isso, sugiro tratar o poder de Fogo como
Característica exclusiva para causar dano a Longa Distância, dessa força,
não poderá usar mais seu Poder de Fogo para causar dano a Curta Distância sem
Vantagens que permitam isso (veja adiante).
Você ainda pode atingir alvos a Média
Distância (que estejam a um movimento de você) normalmente com seu PdF.
Isso torna essa Característica mais apelativa quando o assunto é causar dano,
já que é mais vantajoso destruir os alvos enquanto eles estiverem longe de você,
principalmente quando você não precisa se movimentar para isso, por isso, essa
Característica é praticamente exclusiva para causar dano, se tornando um pouco
diferenciada da Força.
Novas Vantagens e Desvantagens
Membros
Elásticos (1 ponto)
Seus braços, pernas ou tentáculos
podem ir muito mais longe que o normal. Você pode esticá-los, ou então violar o
espaço-tempo e abrir um “mini portal dimensional” para levar seus braços a
longas distâncias (o mesmo alcance de sua Força , se ela fosse Poder de Fogo ).
Você não precisa de Poder de Fogo
para atacar a essa distância; pode atacar com socos e chutes. Mas ainda um
ataque realizado com Membros Elásticos é sempre considerado um ataque
corpo-a-corpo, baseado em Força, não um ataque à longa distância.
Telecinese
(1 a 2 pontos)
Prefiro deixar o Poder de Fogo
como característica exclusiva para causar dano, justamente porque a maioria dos
personagens que podemos ver, usam o PdF apenas com esse propósito, porém, há
alguns personagens que são capazes de manipular objetos a Longa Distância com o
poder da sua mente, a manipulação do espaço-tempo ou até mesmo com tiros
certeiros, da mesma forma que seria possível com Força.
A Telecinese garante com que você
possa interagir com objetos que estejam a qualquer distância (exceto Fora de
Alcance), como se estivesse usando a Característica Força, ou seja, levantando,
empurrando, puxando, etc.
O custo normal da Vantagem é de 2
Pontos, permitindo que você afete qualquer objeto material e para
objetos imateriais, precisará comprar a Xamã/Mediunidade.
Você também pode adquiri-la por apenas 1 Ponto, mas para isso,
precisará restringir bastante o tipo de material que irá afetar, como por
exemplo, apenas materiais magnéticos, apenas terra e pedra naturais, apenas
madeira viva, apenas seres vivos, etc.
Tiro à
Queima-Roupa (1 ponto)
Como dito anteriormente, você não
pode mais usar seu Poder de Fogo para causar dano a Curta Distância sem alguma
Vantagem que permita isso, ou melhor, sem Tiro à Queima-Roupa. Sabendo disso, perceba
que essa Vantagem se torna inútil caso tenha gasto 2 pontos com Telecinese.
Com essa Vantagem, você pode
causar dano normalmente com seu Poder de Fogo, mesmo que esteja a Curta
Distância, sem sofrer qualquer tipo de limitação.
Se você
quiser simplificar ainda mais 3D&T, você pode assumir que Força e Poder de
Fogo são uma única Característica, servindo tanto para causar dano a qualquer distância,
como para interagir fisicamente com criaturas, objetos e outras coisas.
Você pode personalizar como usará
a Característica Ataque, se será com seus punhos, com uma espada, com um
revolver, com um arco e flechas, ou rajadas mentais, com disparos de chi, etc.,
com essa escolha, você determinará qual será o Tipo de Dano que irá causar.
Em combate, você soma o Ataque com
a Habilidade para determinar a Força de Ataque (FA), multiplicando o valor do
Ataque no caso de rolar um Acerto Crítico. Já em outras atividades, como
levantar peso, arrombar portas, entortar ferro, você deverá realizar um teste
dessa Característica, aplicando redutores de acordo com a dificuldade.
Vantagens, Magias, Poderes e
Desvantagens que ampliam ou reduzem sua Força ou Poder de Fogo passam a afetar
essa Característica da mesma forma que afetavam as originais.
O Ataque não é limitado a
qualquer distância, com exceção de Fora de Alcance, porém, você mesmo pode
limita-la se desejar adquirindo Desvantagens para isso:
Ataque
Restrito (-1 a -2 pontos) – Nova Desvantagem
Você é capaz de afetar alvos a
uma distância limitada, ou Curta Distância, Média ou Longa Distância, mas ainda
pode realizar os movimentos necessários, caso possível, para reverter essa limitação.
Por -1 Ponto, você só soma
seu Ataque na FA e de realizar testes dessa Característica em uma distância
escolhida (Curta, Média ou Longa Distância), já por -2 Pontos, você é incapaz
de realizar testes e causar qualquer dano nas distâncias que não tenha escolhido.
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