sábado, 29 de julho de 2017

Força Vs Poder de Fogo - Características Revisadas

Usando Características para definir o Alcance
Goku, All Might e Saitama
Uma das várias coisas que me incomodava em 3D&T era a falta de regras para distâncias, nas mesas em que joguei, a questão sempre era determinada pela vontade do mestre, o que sempre resolveu qualquer problema, já que 3D&T nasceu para ser um sistema prático. Entretanto, para os mais detalhistas, apenas a imaginação não é o suficiente e por essas pessoas, criei as Regras de Alcance, que servem tanto para determinar a distância em uma linha reta, como para determinar o raio de uma área usando as regras mais 3D&Teiras que consegui imaginar.
Apesar do que já foi dito, acho que há uma forma ainda mais simples de determinar o alcance que um personagem possui. Então, sugiro o uso das Características Força e Poder de Fogo para determinar o Alcance que o personagem possui... óbvio, não é? O próprio sistema já faz isso, mas o que proponho é um pouco diferente do habitual e torna essas Características ainda mais genéricas.
Capitão América - Marvel
Força (F) - Característica de Alcance Curto
Força é a capacidade de levantar, empurrar e puxar coisas pesadas, também é a capacidade de causar dano com socos, chutes, espadadas, machadadas, marteladas, facadas, geladeiradas, travesseiradas, bundadas, peitadas, etc., tudo isso a distância corpo-a-corpo, ou seja, a Curta Distância.
Assim, a Força se torna a Característica exclusiva para determinar sua capacidade de causar dano a Curta Distância, dessa força, não poderá usar mais seu Poder de Fogo para isso sem adquirir Vantagens que permitam isso (veja adiante).
Você ainda pode atingir alvos a Média Distância (que estejam a um movimento de você) normalmente com a sua Força, entretanto, para isso é necessário gastar um movimento para de aproximar do alvo e nem sempre isso é possível, já que a movimentação pode estar restringida por algum motivo, dessa forma, Força se torna uma Característica mais limitada que PdF quando o assunto é causar dano, entretanto, a capacidade de interação compensa essa diferença.
Gavião Arqueiro - Marvel
Poder de Fogo (PdF) - Característica de Alcance Longo
Poder de Fogo é uma Característica voltada ao dano, com ele, você consegue destruir coisas que estejam ao longe, onde suas mãos e pés normalmente não conseguem alcançar, ou seja, é sua capacidade de causar dano a Longa Distância (que estejam a três movimentos de você).
O próprio manual diz "quando o alvo está além do alcance dos socos e chutes, o personagem só pode contar com ataques à distância" e por isso, sugiro tratar o poder de Fogo como Característica exclusiva para causar dano a Longa Distância, dessa força, não poderá usar mais seu Poder de Fogo para causar dano a Curta Distância sem Vantagens que permitam isso (veja adiante).
Você ainda pode atingir alvos a Média Distância (que estejam a um movimento de você) normalmente com seu PdF. Isso torna essa Característica mais apelativa quando o assunto é causar dano, já que é mais vantajoso destruir os alvos enquanto eles estiverem longe de você, principalmente quando você não precisa se movimentar para isso, por isso, essa Característica é praticamente exclusiva para causar dano, se tornando um pouco diferenciada da Força.
Novas Vantagens e Desvantagens
Membros Elásticos (1 ponto)
Seus braços, pernas ou tentáculos podem ir muito mais longe que o normal. Você pode esticá-los, ou então violar o espaço-tempo e abrir um “mini portal dimensional” para levar seus braços a longas distâncias (o mesmo alcance de sua Força , se ela fosse Poder de Fogo ).
Você não precisa de Poder de Fogo para atacar a essa distância; pode atacar com socos e chutes. Mas ainda um ataque realizado com Membros Elásticos é sempre considerado um ataque corpo-a-corpo, baseado em Força, não um ataque à longa distância.
Telecinese (1 a 2 pontos)
Prefiro deixar o Poder de Fogo como característica exclusiva para causar dano, justamente porque a maioria dos personagens que podemos ver, usam o PdF apenas com esse propósito, porém, há alguns personagens que são capazes de manipular objetos a Longa Distância com o poder da sua mente, a manipulação do espaço-tempo ou até mesmo com tiros certeiros, da mesma forma que seria possível com Força.
A Telecinese garante com que você possa interagir com objetos que estejam a qualquer distância (exceto Fora de Alcance), como se estivesse usando a Característica Força, ou seja, levantando, empurrando, puxando, etc.
O custo normal da Vantagem é de 2 Pontos, permitindo que você afete qualquer objeto material e para objetos imateriais, precisará comprar  a Xamã/Mediunidade. Você também pode adquiri-la por apenas 1 Ponto, mas para isso, precisará restringir bastante o tipo de material que irá afetar, como por exemplo, apenas materiais magnéticos, apenas terra e pedra naturais, apenas madeira viva, apenas seres vivos, etc.
Tiro à Queima-Roupa (1 ponto)
Como dito anteriormente, você não pode mais usar seu Poder de Fogo para causar dano a Curta Distância sem alguma Vantagem que permita isso, ou melhor, sem Tiro à Queima-Roupa. Sabendo disso, perceba que essa Vantagem se torna inútil caso tenha gasto 2 pontos com Telecinese.
Com essa Vantagem, você pode causar dano normalmente com seu Poder de Fogo, mesmo que esteja a Curta Distância, sem sofrer qualquer tipo de limitação.
Medaka
Ataque - Nova Característica
Se você quiser simplificar ainda mais 3D&T, você pode assumir que Força e Poder de Fogo são uma única Característica, servindo tanto para causar dano a qualquer distância, como para interagir fisicamente com criaturas, objetos e outras coisas.
Você pode personalizar como usará a Característica Ataque, se será com seus punhos, com uma espada, com um revolver, com um arco e flechas, ou rajadas mentais, com disparos de chi, etc., com essa escolha, você determinará qual será o Tipo de Dano que irá causar.
Em combate, você soma o Ataque com a Habilidade para determinar a Força de Ataque (FA), multiplicando o valor do Ataque no caso de rolar um Acerto Crítico. Já em outras atividades, como levantar peso, arrombar portas, entortar ferro, você deverá realizar um teste dessa Característica, aplicando redutores de acordo com a dificuldade.
Vantagens, Magias, Poderes e Desvantagens que ampliam ou reduzem sua Força ou Poder de Fogo passam a afetar essa Característica da mesma forma que afetavam as originais.  
O Ataque não é limitado a qualquer distância, com exceção de Fora de Alcance, porém, você mesmo pode limita-la se desejar adquirindo Desvantagens para isso:
Ataque Restrito (-1 a -2 pontos) – Nova Desvantagem
Você é capaz de afetar alvos a uma distância limitada, ou Curta Distância, Média ou Longa Distância, mas ainda pode realizar os movimentos necessários, caso possível, para reverter essa limitação.
Por -1 Ponto, você só soma seu Ataque na FA e de realizar testes dessa Característica em uma distância escolhida (Curta, Média ou Longa Distância), já por -2 Pontos, você é incapaz de realizar testes e causar qualquer dano nas distâncias que não tenha escolhido.  

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