sábado, 29 de julho de 2017

Perícia (P) - Nova Característica

Batman, Jill Valentine, Agente 47,
Lara Croft, Alan Wake, Drake
As Perícias em 3D&T sempre foram simples. Elas nunca foram nada além de Vantagens que garantiam bônus para resolver problemas de uma certa área que não envolviam diretamente o combate. Como 3D&T é mais voltado ao combate, isso é o bastante, porém, nunca achei interessante que as Perícias tivessem a mesma cara que as Vantagens, principalmente porque no manual elas possuem um capítulo próprio, que daria a entender que são importantes e diferentes o bastante para merecer isso.
Também há a necessidade de permitir que Mestres criem cenários em que as lutas fiquem em segundo ou último plano, como em cenários em que o foco está mais na investigação como em Ace Attorney ou na sobrevivência como em Amnesia: Dark Descent, onde resumir a aventura em testes de Habilidade seria frustrante. Aumentando a importância da Perícia dentro do sistema 3D&T Alpha, sem criar nada mirabolante e completamente desconhecido, usando assim as mecânicas já conhecidas e usuais sistema.

Perícia (P)
0
Média para pessoas normais. Você não é um tapado, mas não possui conhecimentos relevantes
1
Média de um estudante do colegial. Possui grande conhecimento em uma ou duas áreas, mas não a prática.
2
Média dos profissionais. Você conhece e pratica sua área de trabalho, e até sabe um pouco de outras coisas, usando o “improviso” para praticá-las.
3
Possui no mínimo dois Doutorados ou medalhas de ouro e prêmios em sua área. Não há nada que não saiba, e aprende com facilidade o novo.
4
Está há um passo do conhecimento de tudo. Pode não saber tudo, mas o que conhece aplica com maestria.
5
Enciclopédia viva. Com uma palavra-chave pode delinear manobras, técnicas e dissertações num instante.
A Perícia é uma Característica ampla e polivalente. Representa sua inteligência, estudo, treinamento, conhecimento, sabedoria, instinto, carisma, status, oratória, etc., tudo ao mesmo tempo. Repare que não se trata especificamente de inteligência, uma vez que nem todas as perícias são relacionadas ao intelecto.
Como uma característica básica, ela pode ser melhorada com pontos, estando restrita a um máximo de 5 pontos de personagem para um personagem recém-construído ou a um valor igual a 1/3 da pontuação, caso usar as Regras de Valores Máximos.
Perícia pode ser usada em testes de conhecimento e práticas não utilizadas em combate, como na função original, substituindo a Habilidade (e a restringindo um pouco mais). Mas pensando na perícia como uma característica básica, não ficaria apelativo os testes de perícia? E como fazer para testes resistidos? E as vantagens e as perícias originais, como ficam? Logo você verá que é mais simples do que parece e perceberá que essa nova Característica pode ser usada em sua mesa sem maiores problemas.

Testes de Perícias
Os testes de perícias podem ser solucionados de duas formas, uma simples e outra mais complexa, mais adequada em campanhas onde as perícias são mais importantes que as vantagens de combate.
Phoenix Wright - Ace Attorney
· Perícia +1d: Esse seria o tipo de teste ideal para enfrentar acidentes naturais, feitos físicos e outras situações em que não haja alguém contra no seu testes.: tarefas fáceis garantem bônus de +1 a +4 no teste de Perícia de acordo com o Mestre; tarefas normais exigem um teste normal de Perícia; e tarefas difíceis exigem um teste de perícia -1 a -4 de acordo com o Mestre; são consideradas tarefas impossíveis aquelas que o personagens receba um redutor maior que seu valor em Perícia, assim não podem realizar um teste. Esse seria o tipo de teste ideal para enfrentar acidentes naturais, feitos físicos e outras situações em que não haja alguém contra no seu testes.
· FP = P+H+1d Vs P+R+1d: Uma outra forma, mais complexa, porém mais divertida, é realizar os testes como se fosse um combate. Neste caso, um personagem possuiria uma “FA” (vamos denominar Força de Perícia, ou FP, para não gerar confusão) igual à Perícia + Habilidade +1d e Acertos Críticos dobrariam o valor de Perícia. Em vez da Habilidade, você pode utilizar uma Característica mais condizente com o momento. Seu oponente seria alguém que também possui sua própria FP, enfrentando do mesmo modo, mas usando sua Resistência para evitar sofrer os efeitos da Perícia do adversário.
Mas e testes mais longos, como uma negociação ou tortura, escalar uma montanha muito alta, ou ficar horas procurando comida no meio da mata fechada? Situações mais prolongadas, que exigem mais de um teste de Perícia, estas regras são bem úteis: colocando um valor a ser alcançado (toma-se como base que mais de um teste possuem dificuldade normal ou difícil, devido à sua complexidade) o personagem terá um número de tentativas determinado pelo mestre para conseguir alcançar o valor com sua FP. Caso não consiga um valor igual ou maior que o estipulado, a tarefa falha, e não são permitidos mais testes. Em testes resistidos, vence aquele que conseguir o valor colocado primeiro, e aqui o teste pode se tornar uma verdadeira batalha, com os jogadores usando o melhor de seus personagens para concluir a tarefa.
As Perícias e Especializações do manual 3D&T Alpha já são suficientes para ilustrar qualquer teste de Perícia, porém, você ainda pode criar suas próprias Perícias (veja ArcanismoBatalha e Percepção) ou fundir propriedades de várias Perícias e transforma-las em uma só (veja Criaturas e Conhecimento) e usa-las em conjunto com essas novas regras.

Vantagens e Desvantagens
· Foco em Perícia ou Especialização (1 a 2 pontos): Você é especialmente treinado em uma pequena ou grande área de situações que envolvam perícia. Aqui, as Perícias e Especializações do manual tornam-se vantagens comuns... o que particularmente acho que elas são. Siga as mesmas regras originais do manual, mas adicionando as modificações nos testes da Característica Perícia e não em outras Características, reduzindo em uma dificuldade os testes da Perícia ou Especializações que possuir ou garantindo bônus de P+4 em testes que envolvam Força de Perícia nesses mesmos casos. Por 1 ponto, você pode escolher 3 Especializações do manual, já por 2 Pontos, você escolhe uma Perícia completa do manual.
· Genialidade: Se transforma em um tipo de Ataque Especial. Você escolhe uma das Perícias já conhecidas do Manual 3D&T Alpha e pode gastar 1PM para receber bônus de P+2 em um único teste da Perícia escolhida. Se quiser, você pode aproximar ainda mais essa vantagem de Ataque Especial, seguindo a progressão e as subvantagens e subdesvantagens, fazendo as devidas alterações para melhor encaixar essa nova Característica.
· Memória Expandida: Ela passa a fornecer bônus de P+3 em testes de Perícias de uma área que o personagem não possua, mas já tenha visto outro personagem usar.
· Outras: Algumas Vantagens e Desvantagens afetam os testes de perícia, garantindo algum bônus ou redutor. Apenas considere que esses bônus e redutores afetam diretamente a Característica Perícia e não outra Característica.

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