Uma reação
não é nem uma ação, nem um movimento. Ela é uma resposta a um evento,
normalmente uma ação contra você, como um ataque de um inimigo.
Certas vantagens
defensivas, como Aceleração, Defesa Especial, Deflexão, Evasão, Reflexão e Teleporte, por exemplo, são consideradas reações.
Você não
precisa esperar sua vez para reagir — este é o único tipo de ação que você pode
executar na iniciativa de outro personagem. No entanto, o número máximo de reações
que você pode tentar em um turno está ligada a uma Característica, Habilidade,
Resistência ou Armadura.
Apesar da aparente vantagem, reagir traz prejuízos. Quando você decide reagir, estará fazendo uma aposta, caso for bem sucedido, receberá os benefícios, mas caso fracassar, não somará a Característica usada na reação na rolagem da FD.
Existem
dois tipos básicos de Reações; a Esquiva, determinada pela Habilidade e o Bloqueio, determinado pela
Armadura.
Spidr-Gwen - Marvel |
Esquiva
Esta é a capacidade de evitar que algo o atinja, desviando seu corpo do golpe. Contra ataques de Alcance de Raio Restrito é possível esquivar completamente, já contra ataques com Alcance de Raio Amplo, é possível apenas reduzir o dano.
A Esquiva é
conquistada com um teste bem-sucedido de Habilidade Vs
Habilidade do inimigo. Esse teste sofre um penalidade igual à
Habilidade do inimigo. Por exemplo, H-2 se o inimigo tem H2.
Cada
ataque recebido permite apenas um Teste de Esquiva, assim, você não pode fazer
novos testes até o próximo ataque e o número máximo de Esquivas em um turno é
igual a sua Habilidade.
Mulher Maravilha - DC Comics |
Bloqueio
Bloquear um ataque significa usar um escudo, uma cobertura, seu próprio corpo ou qualquer outra barreira para resistir ao dano do ataque.
O Bloqueio é
conquistado com um bem-sucedido de Armadura Vs Força ou PdF do
inimigo. Esse teste sofre penalidade igual a F ou PdF do inimigo (por exemplo,
A-2 se o atacante tiver F ou PdF 2).
Cada
ataque recebido permite apenas um Teste de Bloqueio, assim, você não pode fazer
novos testes até o próximo ataque e o número máximo de Bloqueios em um turno é
igual a sua Armadura.
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