Escola: Elemental (Terra);
Custo: 40 PMs;
Duração:
Sustentável;
Alcance:
Longo;
Um abalo sísmico
derruba pessoas, destrói estruturas e abre fissuras e fendas no chão. Os
efeitos específicos dependem do abalo e persistem até a magia ser cancelada.
Em solo, o chão treme
e fissuras rasgam o solo. Para suportar o tremor e não cair, o personagem
precisa ser bem-sucedido em um Teste Médio Habilidade (ou H-1),
caso falhar, receberá dano por queda de 1dx10m (veja no manual 3D&T Alpha:
Combate, Movimento, Queda) e será considerado indefeso até se levantar.
Em penhascos,
avalanches de terra, ou pedra, ou gelo (ou tudo junto), deslizam sobre os
aventureiros, já em cavernas e construções, o teto desaba, bloqueando saídas e
esmagando aventureiros. Para todo efeito, é possível realizar um Teste
Médio de Habilidade (H-1) para perceber o deslizamento/desabamento e se
bem-sucedido, outro para evitar sofrer as consequências. Personagens que
falharem no teste receberão um ataque com FA = 3d (Esmag.), ignorando a
Habilidade na FD. As vítimas do abalo sísmico devem realizar um teste de Força,
caso falharem, ficarão soterrados e poderão sufocar (veja no manual 3D&T
Alpha: Combate, Privações, Respiração).
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