sábado, 3 de junho de 2017

Níveis de Personagem - Novas Regras

Sasuke - Naruto
Sinceramente, acho que colocar níveis de personagem em 3D&T algo bobo, sem necessidade, que mais atrapalha do que ajuda, mas mesmo pensando assim, gosto muito da ideia... fazer o que!? Como dizem: Gosto é gosto. Uns tem, outros não. Assim, levando em conta a vontade de criar mais regras desnecessárias e juvenis maravilhosas e maduras, decidi levar em conta tanto a razão como a emoção sugerir regras simples para adicionar níveis de personagem em 3D&T Alpha.
Como poderão perceber adiante, essas regras possuem algumas semelhanças às regras já apresentadas na minha revisão da Vantagem Única Humano. Ambas tem a mesma base, porque inicialmente, pensei nessas regras junto com a revisão de Humano, fazendo com que humanos recebessem um benefício extra (Talento), mesmo sem possuir nível algum (entenda adiante), mas acabei abandonando essa coisa de Níveis de Personagem e revisar a V.U. humano ainda levando essas regras em conta, já que ela funcionava tranquilamente bem sem essa coisa de níveis.
Já que as explicações foram dadas, vamos direto ao ponto. Os níveis de personagem servem para representar um pouco melhor as experiências que o personagem obteve durante as aventuras, praticando seus poderes e estudando novas técnicas. Eles também servem para dar um passo além dos personagens que possuem experiência inferior.
Hynata Hyuga - Naruto
Subindo de Nível
3D&T é um sistema simples e objetivo, com poucas regras que destoam da mecânica principal, dessa forma, ao contrario da maioria dos “mods” que li sobre inserir níveis em 3D&T, prefiro deixar de lado os Pontos de Experiência e usar os Pontos de Personagem para determinar o nível do personagem. Vejo isso como uma forma mais simples e objetiva de determinar o quão experiente o personagem é, já que os Pontos de Personagem por si só já fazem isso, entretanto, como os Pontos de Experiência são usados justamente para representar... a experiência, continuarei os usando, mas levando em conta a publicação Experiência – Regras Revisadas.
Um personagem com pontuação inferior a 3 Pontos não teria nível algum, sendo considerado um personagem de Nível Ø, não recebendo quaisquer benefícios extras que serão explicados adiante, mas logo que alcançar uma pontuação de 3 Pontos de personagem, receberá seu primeiro nível de personagem, ou seja, o Nível 1, a partir desse nível, o personagem precisará acumular 3 Pontos para cada nível além do Nível I, ou seja, 6 Pontos para Nível II, 9 pontos para Nível III e assim por diante, conforme a tabela:
EXIGÊNCIAS PARA SUBIR DE NÍVEL DE PERSONAGEM
Nível
Exigências
Nível
Exigências
em
Pontos
em
Experiência*
em
Pontos
em
Experiência*
1
3 Pontos
6 PEs
6
18 Pontos
171 PEs
2
6 Pontos
21 PEs
7
21 Pontos
231 PEs
3
9 Pontos
45 PEs
8
24 Pontos
300 PEs
4
12 Pontos
78 PEs
9
27 Pontos
378 PEs
5
15 Pontos
120 PEs
10
30 Pontos
465 PEs
* Esses valores levam em conta as regras revisadas postadas nesse Blog sobre Experiência, mas não impede de usar as regras originais do Manual 3D&T Alpha.
Dessa forma, multiplique a exigência em pontos 5 e irá obter
a exigência em experiência necessária para subir de nível
Acho interessante representar o Nível 10 como nível máximo que um personagem pode alcançar, porém, nunca gostei de limitar as coisas, então, quando chegar nesse nível, não ficará exatamente estagnado, mas precisará aumentar uma Escala de Poder para continuar progredindo. Opcionalmente, você pode continuar subindo de nível infinitamente, respeitando a progressão apresentada ou usando as regras originais de Experiência para 3D&T, que são mais simples, mas não simulam tão bem a dificuldade de progredir para níveis mais avançados.
Sakura Haruno - Naruto
Benefícios por Nível
Ao subir um nível, você recebe uma gama de benefícios, que são o aumento dos seus Valores Máximos de Características, Vantagens e Desvantagens que pode comprar gastando pontos normalmente, além de um Talento, que será explicado adiante. Veja como ficam os benefícios conforme o nível:
x Nível Ø – Frágil (0 pontos): Este personagem têm poder de combate quase nulo. Pode possuir apenas um ponto no total de suas Características não pode adquirir Vantagens nem Perícias, mas ainda poderá comprar especializações, pode possuir apenas uma desvantagem de 0 Pontos e gastar no máximo 1 ponto numa única Característica.
x Nível 1 – Comum (3 pontos): O Valor Máximo de Característica é 1, o de Desvantagens é -1 Ponto, pode possuir apenas 1 Perícia e pode adotar 3 Vantagens que custem no máximo 1 Ponto. Recebe seu primeiro Talento nesse nível.
x Nível 2 – Novato (6 pontos): O Valor Máximo de Característica é 2, o de Desvantagens é -2 Pontos, pode possuir até 2 Perícias e pode adotar 6 Vantagens que custem no máximo 2 Pontos. Recebe seu segundo Talento nesse nível.
x Nível 3 – Lutador (9 pontos): O Valor Máximo de Característica é 3, o de Desvantagens é -3 Pontos, pode possuir até 3 Perícias e pode adotar 9 Vantagens que custem no máximo 3 Pontos. Recebe seu terceiro Talento nesse nível.
x Nível 4 – Campeão (12 pontos):O Valor Máximo de Característica é 4, o de Desvantagens é -4 Pontos, pode possuir até 4 Perícias e pode adotar 12 Vantagens que custem no máximo 3 Pontos. Recebe seu quarto Talento nesse nível.
x Nível 5 – Heroico (15 pontos): O Valor Máximo de Característica é 5, o de Desvantagens é -5 Pontos, pode possuir até 5 Perícias e pode adotar 15 Vantagens que custem no máximo 5 Pontos. Recebe seu quinto Talento nesse nível.
x Nível 6 – Veterano (18 pontos): O Valor Máximo de Característica é 6, o de Desvantagens é -6 Pontos, pode possuir até 6 Perícias e pode adotar 18 Vantagens que custem no máximo 6 Pontos. Recebe seu sexto Talento nesse nível.
x Nível 7 – Supremo (21 pontos): O Valor Máximo de Característica é 7, o de Desvantagens é -7 Pontos, pode possuir até 7 Perícias e pode adotar 21 Vantagens que custem no máximo 7 Pontos. Recebe seu sétimo Talento nesse nível.
x Nível 8 – Épico (24 pontos): O Valor Máximo de Característica é 8, o de Desvantagens é -8 Pontos, pode possuir até 8 Perícias e pode adotar 24 Vantagens que custem no máximo 8 Pontos. Recebe seu oitavo Talento nesse nível.
x Nível 9 – Lendário (27 pontos): O Valor Máximo de Característica é 9, o de Desvantagens é -9 Pontos, pode possuir até 9 Perícias e pode adotar 27 Vantagens que custem no máximo 9 Pontos. Recebe seu novo Talento nesse nível.
x Nível 10 – Extremo (30 pontos): O Valor Máximo de Característica é 10, o de Desvantagens é -10 Pontos, pode possuir até 10 Perícias e pode adotar 30 Vantagens que custem no máximo 10 Pontos. Recebe seu décimo e último Talento nesse nível e além dele, necessitará subir de Escala de Poder para continuar progredindo em seus níveis.
Ino Yamanaka - Naruto
Talentos
O talento representa o algo a mais que você conquistou com sua experiência em aventuras, dedicação aos estudos e ao treinamento de seus poderes. Conforme você sobre de nível, você recebe os benefícios comuns a todos personagens, e também um talento a sua escolha. Não é recomendável que escolha mais de três vezes o mesmo talento por alguns poderem gerar grandes diferenças entre os personagens, mas isso fica a cargo do Mestre.
Existem 10 talentos diferentes, cada um com suas particularidades e são os seguintes:
x Defensivo: recebe FD+1 no total de sua FD a cada nível que escolher esse Talento;
x Especialista: recebe uma Especialização gratuita a sua escolha a cada nível que escolher esse talento;
x Estudioso: recebe uma magia extra gratuita a sua escolha a cada nível que escolher esse talento;
x Mágico: recebe aumento de +3 no total de seus PMs;
x Ofensivo: recebe FA+1 no total de sua FA a cada nível que escolher esse Talento;
Perdedor: pode escolher -1 Ponto em Desvantagem além do limite da sua pontuação a cada nível que escolher esse talento;
x Sensitivo: recebe um Sentido Especial  gratuito a sua escolha a cada nível que escolher esse talento;
x Treinado: você pode comprar um Poder de Kit sem considerar suas exigências a cada nível que escolhe esse Talento;
Vencedor: pode gastar +1 ponto em Vantagens além do limite de sua pontuação a cada nível que escolher esse Talento;
x Vigoroso: recebe aumento de +3 no total de seus PVs;

Nenhum comentário:

Postar um comentário